Azaleia

 

Nome Científico: Rhododedron x simsii

Nomes que é conhecida: Azaleia, Azaleia Belga, Redodendro

Família: Ericáceas
Origem: Ásia, China e Japão
Tamanho médio: até dois metros
Flores: Outono e Inverno
Propagação: por estaquia da ponta de ramos.

São arbustos. Quando a planta está saudável e está na época certa, a floração é abundante, com uma variedade interessante de cores e tons, normalmente entre o branco e o vermelho, passando por vários tons.

Apesar de poder chegar aos 2 metros, é possível ter bons resultados em vasos, ainda que com plantas menores. O crecimento fica limitado ao espaço de desenvolvimento, como em mudas de árvores as mais variadas: parece que não crescem, mas se trocamos o local onde as mudas estão por outros maiores, em poucos dias a planta cresce.

O cultivo pode até ser em sombra, desde que a planta receba luz do sol por pelo menos 4 horas por dia. Para ter a azaleia dentro de casa, é preciso esperar que as flores abram e deixá-la perto de uma janela para receber luminosidade.

O sol é muito importante para a azaleia, que deve ser cultivada em local muito iluminado e atingido diretamente pelo sol. Claro que em dias muito quentes, temos que regar com maior frequência, pois o solo vai secar por conta do calor e do sol. Mas, os resultados são melhores quando a azaleia tem contato com sol, mas em climas mais frios. Como nos dias de inverno, onde há sol, lá sentimos até um certo calor, mas o dia ainda assim é frio. Por isso vemos mais flores na época de outono e inverno. Aí, as regas devem ser regulares. O ideal é regar sempre que o solo esteja seco, mas sem encharcar.

O solo para o seu cultivo deve ser ligeiramente ácido, misturando terra vegetal e terra de jardim. Para ler sobre nutrientes e acidez do solo, recomendamos: http://www.agr.feis.unesp.br/acido.htm

É possível poder as plantas. Sempre no final do período de floração.

A adubação pode ser feita com farinha de ossos. Agora, ao utilizar fertilizante químico, dê preferência aos ricos em fósforo (o P da fórmula NPK). Isso quer dizer que o P na fórmula do fertilizando químico deve ser o maior número.

Bibliografia

- 1001 Plantas & Flores - Edição Especial - Revista dos Amantes da Natureza
- http://acessoasflores.blogspot.com/2007/08/azalia.html

- http://www.agr.feis.unesp.br/acido.htm
- http://www.jardimdeflores.com.br

- http://www.jardineiro.net/br/banco/rhododendron_simsii.php

 

Canto das Flores

Coluna Decoração

Noivas na Web

 

 

 

Compartilhando Na Web

 

Navegação